Aquele upgrade no currículo
que o mercado respeita
Especialização em Gestão Estratégica de
Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Sobre o Curso de Especialização
O Curso de Especialização Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP – Gestcorp, está há 25 anos formando gestores de Comunicação nos segmentos corporativos, governamental e do terceiro setor.
PARA GRANDES PROFISSIONAIS
Sobre o Curso de Pós-Graduação
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Gestcorp foi criado em 1999, pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde então, anualmente, de forma ininterrupta, oferece o curso para novas turmas, sendo que já formou, ao longo de sua trajetória de 25 anos, 845 especialistas nessas áreas.
O Gestcorp procura formar gestores da Comunicação nas organizações com visão crítica no contexto da sociedade contemporânea, oferecendo fundamentos teóricos, técnicos e aplicados que os capacitem a atuar de forma estratégica no mercado das comunicações corporativas, da administração pública e do terceiro setor.
A matriz curricular está estruturada em quatro módulos, com as disciplinas correspondentes e a produção de um trabalho final aplicado, denominado como TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. As 24 disciplinas que integram esses módulos fornecem elementos para a compreensão do campo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, bem como de áreas afins, em uma perspectiva interdisciplinar e abrangente. Elas apresentam contextualizações sociais, políticas, históricas, econômicas, tecnológicas e ecológicas que interferem nos estudos e nas práticas das Ciências da Comunicação
Os docentes são, quase a maioria, dos quadros da Escola de Comunicações e Artes e de outras unidades da USP. O curso conta também com a participação de professores de outras instituições e especialistas credenciados que atuam no mercado profissional.
Muitas e diversificadas são as tematicas exploradas pelos docentes no conjunto das disciplinas oferecidas, que vão desde uma visão da sociedade e de suas demandas atuais – como diversidade, inclusão, sustentabilidade, ética e integridade, governança, transformações digitais e culturais, relacionamento com as midias e opinião pública – a conteúdos pragmáticos de gestão estratégica da Comunicação Organizacional Integrada e suas modalidades – administrativa, interna, institucional e mercadológica.
Os profissionais de comunicação que atuam no mercado corporativo, na esfera pública governamental e no terceiro setor são constantemente desafiados a apresentar e realizar projetos e planos de comunicação dos mais diferentes tipos. Desde os vinculados à comunicação interna e à comunicação institucional, até os direcionados, indiretamente, a objetivos mercadológicos, em apoio à área de Marketing.
Os projetos e as ações de Comunicação Organizacional Integrada levados a efeito necessitam estar alinhados com o propósito, a missão, a visão, os valores e os objetivos das organizações. Sob esse imperativo as ações comunicativas assumem uma importância estratégica e deixam de ser consideradas como algo apenas periférico.
O Gestcorp, ao longo dos seus 25 anos de existência, tem buscado justamente oferecer aos seus estudantes subsídios e bases teóricas e aplicadas capazes de atender a essa nova realidade pela qual estamos passando, na sociedade digitalizada e complexa. Verifica-se que os conhecimentos adquiridos no curso são prontamente aplicados pelos pós-graduandos e egressos, comprovando que o Gestcorp tem exercido uma efetiva contribuição da área acadêmica ao mercado.
Observa-se que alguns alunos formados ocupam cargos de direção da Comunicação em grandes empresas, sendo que muitos são proprietários e diretores de agências de Comunicação. Boa parte deles também opta por seguir uma carreira acadêmica, ingressando na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e atuando no magistério do ensino superior e mesmo no mercado, que cada vez mais exige qualificação esmerada. O nível dos trabalhos apresentadas pelos estudantes demonstra a crescente qualidade acadêmica do curso, que, assim, corresponde ao padrão de excelência da Universidade de São Paulo.
O Gestcorp conta com publicações específicas, como a Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, que é um meio de difusão de grandes temas contemporâneos dessas áreas, que vêm sendo estudados na universidade e que traduzem necessidades e demandas sociais. Lançada em 2004, com periodicidade quadrimestral, em cada edição ela publica um dossiê temático, com artigos, depoimentos, resenhas e entrevistas. Organicom constitui hoje um periódico científico reconhecido nacional e internacionalmente. Está disponível no site https://www.revistas.usp.br/organicom/.
Com autores do seu corpo docente, o Gestcorp publicou dois livros, em formato de coletâneas: Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas, pela Difusão Editora, em 2008, e Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados, pela Summus Editorial, em 2016. Com estas publicações busca-se estender, democraticamente, a um número maior de pessoas e à sociedade como um todo, o conhecimento produzido pelos professores do curso.
Formar profissionais e gestores capazes de entender o fenômeno comunicacional na sociedade onde estão inseridos e intervir, nas organizações onde atuam, com ética, visão de mundo e responsabilidade social, é a missão fundamental do Gestcorp. Com isto espera-se que os egressos sejam gestores e estrategistas de Comunicação numa perspectiva ética e holística, com bases conceituais e domínio das técnicas e dos instrumentos midiáticos.
Estrutura do Curso
Disciplina | Ministrante |
Ambiente Contemporâneo de Relações Públicas: abordagens disciplinares e dimensão aplicada. | Else Lemos Inácio Pereira |
Avaliação e Mensuração de Resultados | Valéria de Siqueira Castro Lopes |
Comunicação Estratégica na Transformação Digital e Cultural | Claudio Guimarães Cardoso |
Comunicação Intercultural: perspectivas, dilemas e desafios na sociedade pós- moderna | Maria Aparecida Ferrari |
Comunicação Interna: processos e gestão | Rozália Del Gáudio Soares Baptista |
Comunicação na Governança | Vânia Bueno Cury |
Comunicação Organizacional: Conceitos, Processos, novas interfaces e desafios | Paulo Nassar |
Comunicação Pública e Política | Eugênio Bucci |
Criatividade: A marca e sua comunicação | Heliodoro Teixeira Bastos Filho |
Cultura Organizacional e Comunicação | Renata Weil Beretta |
Diversidade e Inclusão nas Organizações | Patricia Carla Gonçalves Salvatori |
Estratégias de relacionamento com a mídia | Luiz Alberto Beserra de Farias |
Ética, Integridade e Comunicação | Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi |
Gestão de Marcas | Josmar Andrade |
Gestão de Risco, Comunicação e Crises | Sergio Jose Andreucci Junior |
Gestão estratégica das organizações | Flávio Hourneaux Junior |
Introdução à Ciência Política | Maria Socorro Souza Braga |
Marketing | Mitsuru Higuchi Yanaze |
Metodologia da Pesquisa em Comunicação - Elaboração do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso | Valéria de Siqueira Castro Lopes |
Metodologia da Pesquisa em Comunicação: Introdução ao Trabalho Científico | Valéria de Siqueira Castro Lopes |
Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado | Suzel Garcia de Lima Figueiredo |
Planejamento estratégico da Comunicação Organizacional/Empresarial | Margarida Maria Krohling Kunsch |
Planejamento estratégico de ESG e sustentabilidade na Comunicação Organizacional. | Laís Pardo Castilho |
Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais | Carolina Frazon Terra |
Teoria da Comunicação e a Gestão Simbólica de Processos Organizacionais | Mauro Wilton de Sousa |
Conteúdo
de Excelência
Grandes mestres e
profissionais do mercado.
Promoção
& Certificação
Escola de Comunicações
e Artes da Universidade
de São Paulo.
Educação
Continuada
Pós-graduação
lato sensu - Especialização
ALUNOS FORMADOS
Depoimentos
Rodrigo Silveira Cogo
Ao escolher um curso de pós-graduação levei em conta a qualidade do corpo docente, a potencialidade do networking e uma instituição de ensino reconhecida
pelo mercado.
Por isso, decidi pelo Gestcorp – Gestão em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Professores de excelência e conteúdos atualizados estimularam o olhar crítico e analítico em meu pensar e em minhas práticas, resultando em um trabalho de conclusão do qual me orgulho e que estimulou minha trajetória rumo ao mestrado na mesma instituição. Só tenho agradecimentos, e uma emoção gostosa que enche a lembrança. Nem sempre conseguimos dar passos acertados na vida. Mas este foi um deles.
Pedro Cadina
Nathália F. Vicentin
Leila Gasparindo
Maria Eduarda Radzvilaviez