Slide 1

Aquele upgrade no currículo
que o mercado respeita

Especialização em Gestão Estratégica de
Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Slide 1

Sobre o Curso de Especialização

O Curso de Especialização Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP – Gestcorp, está há 25 anos formando gestores de Comunicação nos segmentos corporativos, governamental e do terceiro setor.

previous arrow
next arrow
PARA GRANDES PROFISSIONAIS

Sobre o Curso de Pós-Graduação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Gestcorp foi criado em 1999, pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde então, anualmente, de forma ininterrupta, oferece o curso para novas turmas, sendo que já formou, ao longo de sua trajetória de 25 anos, 845 especialistas nessas áreas.

O Gestcorp procura formar gestores da Comunicação nas organizações com visão crítica no contexto da sociedade contemporânea, oferecendo fundamentos teóricos, técnicos  e aplicados que os capacitem a atuar de forma estratégica no mercado das comunicações corporativas, da administração pública e do terceiro setor.

A matriz curricular está estruturada em quatro módulos, com as disciplinas correspondentes e a produção de um trabalho final aplicado, denominado como TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. As 24 disciplinas que integram esses módulos fornecem elementos para a compreensão do campo da Comunicação Organizacional  e das Relações Públicas, bem como de áreas afins,  em uma perspectiva interdisciplinar e abrangente. Elas apresentam contextualizações sociais, políticas, históricas, econômicas, tecnológicas e  ecológicas  que interferem  nos estudos e nas práticas das Ciências da Comunicação

Os docentes são, quase a maioria, dos quadros da Escola de Comunicações e Artes e de outras unidades da USP. O curso conta também com a participação de professores de outras instituições e especialistas credenciados que atuam no mercado profissional.

Muitas e diversificadas são as tematicas exploradas pelos docentes no conjunto das disciplinas oferecidas, que vão desde uma visão da sociedade e de suas demandas atuais – como diversidade, inclusão, sustentabilidade, ética e integridade, governança, transformações digitais e culturais, relacionamento com as midias e opinião pública – a conteúdos pragmáticos de gestão estratégica da Comunicação Organizacional Integrada e suas modalidades – administrativa, interna, institucional e mercadológica.

Os profissionais de comunicação que atuam no mercado corporativo, na esfera pública governamental e no terceiro setor são constantemente desafiados a apresentar e realizar  projetos e planos de comunicação dos mais diferentes tipos. Desde os vinculados à comunicação interna e à comunicação institucional, até os direcionados, indiretamente, a objetivos mercadológicos, em apoio à área de Marketing.

Os projetos e as ações de Comunicação Organizacional Integrada levados a  efeito necessitam estar alinhados com o propósito,  a missão, a visão, os valores e os objetivos das organizações. Sob esse imperativo as ações comunicativas assumem uma importância estratégica e deixam de ser consideradas como algo apenas periférico.

O Gestcorp, ao longo dos seus 25 anos de existência, tem buscado justamente oferecer aos seus  estudantes subsídios e bases teóricas e aplicadas capazes de atender a essa nova realidade pela qual estamos passando, na  sociedade digitalizada e complexa. Verifica-se que os conhecimentos adquiridos no curso são prontamente aplicados pelos pós-graduandos e egressos, comprovando que o Gestcorp tem exercido uma efetiva contribuição da área acadêmica ao mercado.

Observa-se que alguns alunos formados ocupam cargos de direção da Comunicação  em grandes empresas, sendo que muitos são proprietários e diretores de agências de Comunicação. Boa parte deles também opta por seguir uma carreira acadêmica, ingressando na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e atuando no magistério do ensino superior e mesmo no mercado, que cada vez mais exige qualificação esmerada. O nível dos trabalhos apresentadas pelos estudantes demonstra a crescente qualidade acadêmica do curso, que, assim, corresponde ao padrão de excelência da Universidade de São Paulo.

O Gestcorp conta com publicações específicas, como a Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, que é um meio de  difusão de grandes temas contemporâneos dessas  áreas,  que vêm  sendo estudados na universidade e que traduzem necessidades e demandas sociais. Lançada em 2004,  com periodicidade  quadrimestral, em cada edição ela publica um dossiê temático, com artigos, depoimentos, resenhas e entrevistas. Organicom constitui hoje um periódico científico reconhecido nacional e internacionalmente. Está disponível no site https://www.revistas.usp.br/organicom/.

Com autores do seu corpo docente, o Gestcorp publicou dois livros, em formato de coletâneas: Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas, pela Difusão Editora, em 2008,   e  Comunicação organizacional  estratégica: aportes conceituais e aplicados, pela Summus Editorial, em 2016. Com estas publicações busca-se estender, democraticamente, a um número maior de pessoas  e à sociedade como um todo, o conhecimento produzido pelos professores do curso.

Formar profissionais e gestores capazes de entender o fenômeno comunicacional na sociedade onde estão inseridos e intervir, nas organizações onde atuam, com ética, visão de mundo e responsabilidade social, é a missão fundamental do Gestcorp. Com isto espera-se que os egressos sejam gestores e estrategistas de Comunicação numa perspectiva ética e holística, com bases conceituais e domínio das técnicas e dos instrumentos midiáticos.

Estrutura do Curso

Disciplina Ministrante
Ambiente Contemporâneo de Relações Públicas: abordagens disciplinares e dimensão aplicada. Else Lemos Inácio Pereira
Avaliação e Mensuração de Resultados Valéria de Siqueira Castro Lopes
Comunicação Estratégica na Transformação Digital e Cultural Claudio Guimarães Cardoso
Comunicação Intercultural: perspectivas, dilemas e desafios na sociedade pós- moderna Maria Aparecida Ferrari
Comunicação Interna: processos e gestão Rozália Del Gáudio Soares Baptista
Comunicação na Governança Vânia Bueno Cury
Comunicação Organizacional: Conceitos, Processos, novas interfaces e desafios Paulo Nassar
Comunicação Pública e Política Eugênio Bucci
Criatividade: A marca e sua comunicação Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Cultura Organizacional e Comunicação Renata Weil Beretta
Diversidade e Inclusão nas Organizações Patricia Carla Gonçalves Salvatori
Estratégias de relacionamento com a mídia Luiz Alberto Beserra de Farias
Ética, Integridade e Comunicação Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi
Gestão de Marcas Josmar Andrade
Gestão de Risco, Comunicação e Crises Sergio Jose Andreucci Junior
Gestão estratégica das organizações Flávio Hourneaux Junior
Introdução à Ciência Política Maria Socorro Souza Braga
Marketing Mitsuru Higuchi Yanaze
Metodologia da Pesquisa em Comunicação - Elaboração do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Valéria de Siqueira Castro Lopes
Metodologia da Pesquisa em Comunicação: Introdução ao Trabalho Científico Valéria de Siqueira Castro Lopes
Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado Suzel Garcia de Lima Figueiredo
Planejamento estratégico da Comunicação Organizacional/Empresarial Margarida Maria Krohling Kunsch
Planejamento estratégico de ESG e sustentabilidade na Comunicação Organizacional. Laís Pardo Castilho
Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais Carolina Frazon Terra
Teoria da Comunicação e a Gestão Simbólica de Processos Organizacionais Mauro Wilton de Sousa

Conteúdo
de Excelência

Grandes mestres e
profissionais do mercado.

 

Promoção
& Certificação

Escola de Comunicações
e Artes da Universidade
de São Paulo.

 

Educação
Continuada

Pós-graduação
lato sensu - Especialização

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES ATÉ 01/08/2024.

INÍCIO PREVISTO EM AGOSTO 2024
ALUNOS FORMADOS

Depoimentos

 

Rodrigo Silveira Cogo

Ao escolher um curso de pós-graduação levei em conta a qualidade do corpo docente, a potencialidade do networking e uma instituição de ensino reconhecida
pelo mercado.

Por isso, decidi pelo Gestcorp – Gestão em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Professores de excelência e conteúdos atualizados estimularam o olhar crítico e analítico em meu pensar e em minhas práticas, resultando em um trabalho de conclusão do qual me orgulho e que estimulou minha trajetória rumo ao mestrado na mesma instituição. Só tenho agradecimentos, e uma emoção gostosa que enche a lembrança. Nem sempre conseguimos dar passos acertados na vida. Mas este foi um deles.

Pedro Cadina

Rolar para cima