Gestcorp
Registro das publicações da Profa. Margarida Kunsch ao longo de sua carreira na Universidade de São Paulo, no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes.
Margarida Maria Krohling Kunsch
Acesse aqui lista completa de artigos/publicações do Google Acadêmico
Artigos para acesso direto:
Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual
Revista Matrizes, Volume 8, Edição 2, Páginas 35-61, Editora Universidade de São Paulo. Publicado em 2014.
Este artigo é uma reflexão sobre a comunicação nas organizações no sentido mais amplo. Analisa-se o papel das organizações no contexto da sociedade contemporânea, suas transformações, implicações e novas exigências. Enfatiza-se a importância de considerar o ambiente socioeconômico para situar as práticas da comunicação organizacional. Destaca-se o poder que a comunicação exerce na era digital com todo o aparato das inovações e implementações tecnológicas, bem como dos impactos na comunicação das organizações. Analisam-se os paradigmas nos estudos da comunicação organizacional, as transformações da visão linear para uma prática interativa, explorando as dimensões instrumental, humana, cultural e estratégica.
A formação universitária em Relações Públicas: novas demandas e desafios da sociedade contemporânea
Revista Internacional de Relaciones Públicas, Volume 7, Edição 14, Páginas 5-12, Editora Instituto de Investigación en Relaciones Públicas. Publicado em 2017.
Com base em fontes bibliográficas e referências autorais, este artigo tem como propósito reunir reflexões sobre as principais características da sociedade contemporânea e suas implicações sobre a docência e para a formação em relações públicas. Analisa a comunicação digital e os desafios para a formação e a prática profissional. Apresenta um breve relato sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Relações Públicas vigentes no Brasil. E, por fim discorre sobre a necessidade de uma formação abrangente e integradora dos profissionais que vão atuar na gestão da comunicação nas organizações e nos relacionamentos públicos com a opinião pública e a sociedade.
Comunicação intercultural e cidadania em tempos de globalização
CECS-Publicações/eBooks. Páginas 337-354 Publicado em 2017
Este artigo reúne bases conceituais e reflexões sobre os temas de comunicação e poder, comunicação intercultural, cidadania, novas formas de cidadania e diversidade cultural no contexto da globalização e da era digital. Com base na revisão da literatura, este estudo discute inicialmente o poder da comunicação na sociedade contemporânea, o papel da comunicação intercultural no contexto da interculturalidade e, em seguida, aborda os conceitos fundamentais de cidadania, direito à cultura como cidadania cultural, diversidade cultural e cidadania planetária, como pressupostos essenciais para a valorização e existência do interculturalismo em seu verdadeiro significado.